Saiba a diferença entre as máscaras de proteção facial disponíveis no mercado
Existem muitos modelos de máscaras de proteção facial no mercado de EPIs (equipamentos de proteção individual). Contudo, nem sempre conseguimos entender qual a especificidade de cada uma ou qual seria a mais indicada para determinado tipo de situação. Por isso, no artigo de hoje, vamos elaborar melhor as características e diferenças entre os modelos de máscaras de proteção facial. Acompanhe a leitura até o final e saiba onde encontrar as melhores opções.
Antes de nos aprofundarmos nos modelos disponíveis no mercado, é importante compreender a função principal das máscaras de proteção facial. Uma máscara de proteção tem por principal função proteger as vias aéreas humanas. Esse tipo de equipamento deve assegurar que os colaboradores não inalem fumo metálico, vapores orgânicos, produtos químicos com forte odor, partículas de poeira ou gotículas de outros elementos.
Por isso é tão importante escolher o modelo mais adequado, para que a máscara consiga cumprir a sua função e proteger o colaborador de forma eficaz. E, para além dessa escolha, é preciso saber quais os materiais que são usados na produção das máscaras de proteção facial. Uma vez que a matéria-prima pode interferir na efetividade do uso do dispositivo.
Máscara de proteção facial feita em Policarbonato
O policarbonato é um polímero muito resistente. Na construção civil ele pode ser usado para substituir o vidro exatamente por conta da sua resistência e transparência. Também apresenta uma boa resistência a chamas, raios ultravioletas e diversos agentes químicos. Os faciais UMP fabricadas usando esse material são resistentes à partículas volantes
Máscara de proteção facial feita em PTG
O PTG ou PETG é um material resultante de um tratamento de copomerização do PET. Depois desse processo químico, o resultado é um material translúcido, resistente e muito adaptável. O PTG tem uma grande vantagem em relação ao policarbonato: é mais barato de produzir e apresenta uma resistência muito semelhante.
Além disso, é um material muito versátil de fácil higienização, o que facilita muito sua utilização no processo de fabricação de máscaras de proteção facial.
Agora que já abordamos os principais materiais das máscaras de proteção facial, vamos seguir para os modelos que estão disponíveis no mercado.
Máscara de proteção facial – Face Shield
A máscara de proteção facial que cobre o rosto todo, incluindo olhos, nariz e boca é chamada de Face Shield. Esse nome em inglês significa um escudo para o rosto e é exatamente essa sua função. Esse tipo de modelo é ideal para proteger colaboradores que trabalham em ambientes com circulação de partículas e gotículas.
Esse modelo pode ser feito em policarbonato e ser usado em áreas nas quais os colaboradores estejam expostos a partículas volantes e alto impacto. Já as máscaras de proteção facial feitas em PTG podem ser usadas também em ambientes muito iluminados, protegendo a visão dos colaboradores.
Nesse caso, os dispositivos são feitos com cores especialmente desenvolvidas para esse fim, como no caso do modelo da máscara de proteção facial em PTG na cor verde. Destaque para o fato do PTG ser um material muito leve e confortável para o uso prolongado.
Existem também os modelos de máscara de proteção facial que são feitas com material telado, ideal para uso florestal e cortes de grama.
Onde encontrar as melhores opções de máscaras de proteção facial
A UMP conta com diferentes modelos de máscaras de proteção facial. Além da variedade de formatos, oferecemos máscaras feitas com policarbonato, PTG e material telado. Nossos dispositivos também oferecem ainda mais possibilidade de proteção, pois podem ser usados de maneira acoplada com capacetes e protetores auriculares. Assim, você garante que o seu colaborador terá a proteção adequada para realizar a tarefa que precisa. Acesse nosso site e conheça nosso portfólio de produtos.