EnglishPortugueseSpanish
Av. Nossa Senhora das graças, 1315
Serraria - Diadema - SP - 09980-000
Escolha uma Página

Blog

Protetor auricular de inserção X concha: qual a melhor opção?

Seus colaboradores trabalham expostos a ruídos? Saiba que o protetor auricular é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) indispensável para a diminuição dos níveis de barulhos que estejam ultrapassando o limite de tolerância normativa, amenizando eventuais desconfortos acústicos e doenças ocupacionais, como a perda auditiva.

De acordo com a Norma Regulamentadora de número 15 (NR-15), o limite de tolerância de exposição a ruídos é de 85 decibéis para uma jornada de trabalho de oito horas. Portanto, barulhos acima deste nível podem causar danos à saúde auditiva e ainda gerar perturbações no humor, bem como aumento da pressão arterial, estresse e até distúrbios do sono.

Tipos de protetor auricular

Além de ser um excelente EPI contra ruídos acima do permitido pela NR-15, o protetor auricular ainda protege os ouvidos contra ventos fortes, frio, chuva e outros agentes ambientais que podem estar presentes no local. Entretanto, há diversos modelos no mercado, sendo que cada um deles é para determinada função. Conheça-os.

Protetor de inserção moldável

O protetor de inserção moldável é facilmente encontrado nas farmácias. Esse modelo é confeccionado em espuma no formato de cone com a ponta arredondada. Ele é confortável e se adapta bem ao formato do ouvido. Por ser descartável, deve ser utilizado apenas uma vez.

O protetor de inserção moldável é indicado para inspeções, visitas rápidas a locais barulhentos, visto que sua eficiência não é total contra determinado ruído.

Protetor de inserção pré-moldado (silicone ou copolímero tipo plug)

Confeccionado em silicone, o protetor de inserção pré-moldado possui formato cônico e pode ser encontrado em diâmetros diversos. Diferente do protetor de inserção moldável, que é descartável, esse modelo pode ser higienizado para reutilização. O protetor de inserção pré-moldado é indicado para trabalhadores que vão utilizar o EPI intermitentemente em vários segmentos de mercado.

Protetor auricular tipo concha

Também conhecido como abafador, o protetor auricular tipo concha é composto por duas conchas (lado direito e esquerdo) de plástico almofadadas. Ele é ligado por um arco ajustável que se acomoda na cabeça ou no capacete do colaborador.

Esse modelo de EPI veda todo o ouvido, oferecendo maior proteção e conforto em comparação aos modelos. O protetor auricular tipo concha é recomendado para trabalhadores que são expostos durante longos períodos a barulhos fortes e frequentes.

Forma correta de colocar o protetor auricular

No caso dos protetores tipo concha, é preciso que o protetor cubra completamente os ouvidos e que não fique cabelo ou acessórios entre a orelha e o EPI. Já os protetores auriculares de inserção devem estar posicionados de maneira a tapar completamente a entrada do canal auditivo.

Certificado de Aprovação

O protetor auricular precisa ter um CA (Certificado de Aprovação) atestando sua eficácia como dispositivo de segurança. Esse documento é a prova de que o EPI foi produzido e está de acordo com as exigências dos órgãos responsáveis, como do DSST (Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho).

O SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa que adquiriu o EPI é a responsável por verificar a validade do certificado do EPI, da vida útil e também do estado em que ele está antes do uso e do reuso.

Cuidados necessários com o protetor auricular

  • Evite manuseá-lo com as mãos sujas;
  • Higienize o equipamento em água corrente ou pano úmido e deixe-o secar na sombra;
  • Utilize sabão neutro. Se o material for de silicone, seque-o com pano limpo e longe do sol para não ressecá-lo
  • Após a limpeza, faça uma inspeção visual. No caso dos modelos concha, avalie a vedação oferecida pelo selo e a pressão que as conchas exercem sobre a região ao redor da orelha. Confira também as condições das hastes, das conchas e da espuma interna. Guarde-o em um local fechado.

Garanta a proteção auditiva dos seus colaboradores e proporcione melhor qualidade de vida, segurança no trabalho e aumento da produtividade.

Share This