EnglishPortugueseSpanish
Av. Nossa Senhora das graças, 1315
Serraria - Diadema - SP - 09980-000
Escolha uma Página

Blog

Tire todas as suas dúvidas sobre EPIs de segurança com a UMP

Os EPIs de segurança devem ser usados em qualquer atividade profissional que possa colocar o colaborador em situações de risco. E é fácil entender sua importância no dia a dia.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos.

De 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. O número representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período. Entre os países do G20, o Brasil está na segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020.

Grande parte dessas mortes poderia ter sido evitada com o uso de EPIs de segurança. A NR-6 estabelece com clareza as obrigações de cada um para com os equipamentos, fabricante, empresa e colaborador. De acordo com a norma, os equipamentos de proteção individual devem ser fornecidos de forma gratuita ao colaborador para o cumprimento de suas funções dentro da empresa.

Neste artigo, esclarecemos as principais dúvidas sobre os EPIs de segurança que vão te ajudar no processo de conscientização da sua equipe e no cumprimento das boas práticas, além de informações importantes sobre os acessórios da UMP. Continue a leitura!

Principais dúvidas sobre o uso dos EPIs de segurança

Qual a importância da jugular?

Permite que o capacete seja preso à cabeça do usuário quando colocada na região do pescoço, evitando a queda do equipamento e de outros possíveis problemas.

Qual a validade do capacete

A validade do capacete é de 5 anos em condições de armazenamento adequado. A substituição em uso deve ocorrer de acordo com determinação do SESMT da empresa e/ou se aparecer fissuras, trincas após impacto.

Quando se deve trocar o protetor plug e abafador?

A substituição em uso deve ocorrer de acordo com determinação do SESMT da empresa, cada empresa sabe suas condições de trabalho para fazer essa determinação.

O que é capacete A e B?

Capacete classe A é um capacete para uso em geral, entretanto não tem proteção contra eletricidade. O capacete classe B apresenta a mesma proteção do capacete classe A e mais a proteção com risco elétrico.

Qual a norma vigente dos capacetes?

ABNT NBR 8221/2003.

Qual a espessura da lente do facial?

A UMP hoje conta com modelos de espessuras de 1,5 mm, 0,75 mm e 0,5 mm.

O que significam as cores do capacete?

Existe uma sugestão de cores para a construção civil, mas fica sob responsabilidade da empresa o uso de cada cor.

Qual o melhor protetor auditivo que devo usar?

O protetor auditivo ideal é aquele que atenderá à necessidade dentro de sua operação. Para isso, é necessário saber qual a frequência sonora do ruído a que está exposto e qual a vedação necessária: protetor plug ou protetor concha.

Os faciais UMP podem ser usados para alta temperatura?

Não. Os nossos faciais hoje são para partículas volantes.

Por que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é tão importante? Confira o motivo no blog da UMP!

Share This