EnglishPortugueseSpanish
Av. Nossa Senhora das graças, 1315
Serraria - Diadema - SP - 09980-000
Escolha uma Página

Blog

O que é higiene ocupacional? 3 dicas para colocar em prática

Muito se discute sobre segurança no trabalho, mas já ouviu falar em higiene ocupacional? Este é um tema comum dentro do universo corporativo, tanto entre colaboradores quanto para gestores. E não tem nada a ver com o uso de EPIs ou práticas de ginástica laboral.

A HO (Higiene Ocupacional), também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é um conjunto de ações que antecipa, reconhece, avalia e controla os riscos à saúde e bem-estar do trabalhador. Portanto, são levados em conta os: 

  • Riscos físicos: quando o trabalhador pode sofrer com quedas, lesões corporais, ruídos, vibrações, choques, queimaduras, radiações, ionizantes, variações de temperatura e pressão.
  • Riscos químicos (líquido, sólido ou gasoso): quando o colaborador corre o risco de entrar em contato com gases, poeiras, neblinas, fumaças, névoas, vapores e produtos químicos em geral.
  • Riscos biológicos: comum em ambientes de trabalho ligados à saúde, os riscos biológicos consistem em vírus, bactérias, fungos ou outros agentes biológicos que podem contaminar ou infectar o trabalhador.

As 4 fases da higiene ocupacional

A higiene ocupacional bem executada deve cumprir rigorosamente quatro fases: antecipação de risco, reconhecimento, avaliação e controle de riscos. Todas possuem peculiaridades. São elas:

Antecipação de risco

A primeira etapa foca na prevenção e antecipação de qualquer risco à saúde e ao bem-estar do trabalhador. Para isso, estuda formas de implementação ou modificação do ambiente de trabalho, equipamentos, processos ou agentes.

Reconhecimento dos riscos

Nesta etapa ocorre o mapeamento completo da área para identificar quais são os possíveis riscos à integridade do colaborador. São identificados agentes físicos, químicos e biológicos envolvidos nos produtos, métodos, procedimentos, instalações e equipamentos.

Avaliação dos riscos

Momento em que são avaliados os riscos ambientais com o objetivo de entender e classificar cada perigo dentro de uma escala de tolerância estabelecida na NR-15: concentração máxima ou mínima que não causará danos à saúde do trabalhador.

Controle dos riscos

Última fase do processo, o controle de riscos está focado na minimização ou eliminação dos riscos identificados nas etapas anteriores dentro do ambiente de trabalho.

Quem é o responsável pela higiene ocupacional?

Geralmente é uma empresa especializada em Engenharia e Medicina do Trabalho. Além de auxiliar na manutenção de uma rotina de trabalho mais saudável, ela contribuirá na adequação às Normas Regulamentadoras (NRs).

3 dicas de como implementar a higiene ocupacional de forma eficaz

Em primeiro lugar, cumpra as 4 fases apresentadas neste texto. Desta forma, você conseguirá implementar a política baseada em resultados e ter a segurança de que as medidas adotadas pela empresa serão cumpridas à risca.

Em seguida, invista em um bom plano de saúde para seus colaboradores. Esse benefício permitirá que eles cuidem da saúde fora do ambiente de trabalho. Funcionários que buscam a medicina preventiva são mais bem-sucedidos e têm melhor qualidade de vida, refletindo no desempenho da empresa.

Em terceiro lugar, promova ações de atenção à saúde. Afinal, quanto mais se falar sobre prevenção na empresa, melhores serão os resultados da HO.

Benefícios 

Com a implementação da higiene ocupacional você:

  • Reduzirá acidentes de trabalho e dos processos trabalhistas;
  • Otimizará o rendimento da equipe;
  • Melhorará os processos de trabalho;
  • Diminuirá o número de colaboradores afastados;
  • A empresa será muito mais eficiente e competitiva no mercado.

Portanto, além de estar em conformidade com as leis e evitar multas trabalhistas, sua empresa promoverá excelentes experiências aos colaboradores. Assim, eles terão uma qualidade de vida melhor, o que reflete diretamente no rendimento da jornada de trabalho.

Nossas Redes

Posts Recentes

    Nenhum resultado encontrado

    A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Categorias

Share This