Uma empresa responsável, que busca evitar prejuízos, sanções comerciais, precisa garantir a proteção de seus colaboradores. Por esse motivo, é indispensável contar com equipamentos de proteção individual adequados. Contudo, apesar da obrigatoriedade do uso das EPIs, o número de acidentes e óbitos causados por trabalho vem subindo nos últimos anos. Por isso, neste artigo, você vai ter contato com a lista de equipamentos de proteção individual essenciais para o seu negócio. Acompanhe a leitura até o final.
Consequências da falta da lista de equipamentos de proteção individual
Ainda que existam leis e normativas exigindo o uso de equipamentos de proteção individual, estamos acompanhando um crescimento dos registros de ocorrências envolvendo a saúde do trabalhador. Nos últimos dez anos, quase 23.000 pessoas morreram em acidentes de trabalho no Brasil.
Em 2021, o número de comunicações de acidente, 571,8 mil, e o de óbitos em decorrência do trabalho, 2.487, cresceram 30% quando comparado aos dados de 2020. As informações são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ligado ao Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir da iniciativa do SmartLab de Trabalho Decente.
O que essa situação de aumento mostra é que ainda é preciso reforçar a importância do uso de EPI ‘s. Assim, as empresas vão conseguir criar condições e ambientes de trabalho mais saudáveis.
Mesmo porque, a não observância do uso da lista de equipamentos de proteção individual pode trazer severas consequências para o negócio. Com acidentes de trabalho ou óbitos, o empreendimento vai precisar enfrentar processos, pagar indenizações e até multas.
A não garantia de proteção aos colaboradores traz prejuízos materiais consideráveis do ponto de vista jurídico. Também provoca crise de imagem e queda na produtividade, o que também traz mais perdas financeiras para a empresa.
Contudo, a responsabilidade do aproveitamento da lista de equipamentos de proteção individual não é somente da empresa. O funcionário precisa fazer uso dos EPI ‘s para proteger seu bem estar físico.
Além disso, o colaborador pode ser demitido por justa causa se não observar o uso correto da proteção, pois o artigo 158 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) entende essa ausência como ato faltoso do empregado.
Como definir a lista de equipamentos de proteção individual
Agora que compreendemos a importância tanto da empresa fornecer os EPI ‘s, quanto dos colaboradores fazerem uso da proteção, é hora de entendermos como definir quais tipos de dispositivos são necessários.
O uso dos EPI ‘s varia de acordo com o nível de exposição dos colaboradores. Há trabalhadores que precisam de capacetes e proteção facial e há trabalhadores que só precisam de proteção auricular. Por isso é tão relevante contar com uma lista completa de equipamentos de proteção individual.
Confira como os EPI’s protegem diferentes áreas do corpo dos colaboradores:
Proteção auditiva: abafadores de ruído e protetores auriculares.
Proteção da cabeça: capacetes
Proteção visual e facial: óculos e viseiras
Proteção respiratória: máscara e filtro
Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes
Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas
Para proteger os colaboradores contra quedas, a empresa deve disponibilizar cinturões e cintos de segurança.
Onde encontrar a lista de equipamentos de proteção individual
Para ter acesso à lista de equipamentos de proteção individual necessária para garantir proteção e saúde para os colaboradores, acesse o site da UMP. Oferecemos uma gama completa de capacetes, abafadores de ruído, protetores auriculares, proteção facial e mais.
Confira nossos produtos que oferecem qualidade e excelência para a saúde e bem-estar físico dos seus colaboradores.